Por Justin W. Riggs

“Ser o que somos e nos tornar o que somos capazes de nos tornar é o único fim da vida.” – Robert Louis Stevenson

Levei muito tempo para perceber que não queria ser Coach de Desenvolvimento Pessoal. A princípio parecia ser a opção perfeita. Eu estava obcecado com o desenvolvimento pessoal e tinha um desejo sincero de ajudar as pessoas a mudar suas vidas para melhor. Com o tempo, porém, percebi que não tinha o que é preciso para ser treinador – não tinha essa motivação e paixão para ajudar as pessoas a alcançarem os objetivos (geralmente para perder peso ou ganhar mais dinheiro) .

Eu tinha outros objetivos em mente, mas eles não eram o tipo de objetivo que as pessoas pagam a um coach para ajudá-las a alcançar. Esses eram “objetivos de caráter” – objetivos criados para ajudar as pessoas a se tornarem indivíduos melhores. Então, desisti de treinar e me dediquei à escrita, esperando que minha mensagem encontrasse um público receptivo.

10 Princípios de Desenvolvimento Pessoal

Como mencionei antes, estou obcecado com o tema do desenvolvimento pessoal. Gastei muito tempo, esforço e energia aprendendo tudo o que posso sobre como otimizar a experiência humana. Ao ler e ouvir as palavras das pessoas mais influentes da área, identifiquei 10 princípios comuns que todos esses homens e mulheres adotam. Eu os chamo de Os Dez Princípios do Desenvolvimento Pessoal. Confira:

  1. Eu serei gentil, atencioso com todos que encontrar.
  2. Perdoarei todos os que tentarem me prejudicar.
  3. Eu me torno o que penso; portanto, pensarei apenas em pensamentos de grandeza.
  4. Vou procurar maneiras de ajudar aqueles que têm menos que eu.
  5. Eu sempre procurarei conhecimento e verdade.
  6. Eu sempre serei honesto.
  7. Eu nunca vou perder o que me foi dado.
  8. Serei grato por tudo o que tenho.
  9. Vou desenvolver um espírito de otimismo.
  10. Eu terei fé em algo maior que eu.

Qual o próximo?

Depois de identificar esses dez princípios, a próxima pergunta era como torná-los parte da minha vida. Enquanto eu estudava mais e mais, vi outro tema comum percorrendo a literatura que estava lendo. Todas as pessoas que eu estudava estavam dizendo coisas como:

Os objetivos são o combustível no forno da conquista.” – Brian Tracy, Eat That Frog

A vida pode ser puxada por objetivos da mesma maneira que pode ser impulsionada por impulsos.” – Viktor Frankl

e:

Uma pessoa comum, com talentos, ambições e educação média, pode superar o gênio mais brilhante da nossa sociedade, se essa pessoa tiver objetivos claros e focados.” – Mary Kay Ash

Uma ou outra vez, o tópico de estabelecimento de metas apareceu. Então decidi aprender tudo o que podia sobre o assunto. A boa notícia foi que havia muitas informações sobre como definir metas. A má notícia era que havia pouca informação sobre como atingir esses objetivos, uma vez estabelecidos. Por fim, decidi parar de procurar respostas fora e apresentar minhas próprias idéias.  Role pra cima e veja o que eu criei.

O Método MAIS FÁCIL de Realização de Objetivos

Depois de definir uma meta, basta fazer o seguinte:

  • Imaginar – gaste um tempo por dia imaginando sua vida depois de ter alcançado seu objetivo.
  • Avaliar – crie uma avaliação honesta de sua posição no momento em relação ao seu objetivo.
  • Estratégia – criar uma estratégia que vai tirar você de onde está para onde você quer estar.
  • Implemente sua estratégia.
  • Avalie seu progresso (ou a falta dele) regularmente. Ajuste sua avaliação e estratégia conforme necessário.
  • Relate seu progresso para alguém que você ama ou confiança.

Um exemplo

Agora que eu conhecia os princípios que queria incorporar à minha vida e tinha um método pelo qual podia fazê-lo, iniciei minha jornada de desenvolvimento pessoal a sério. Todo mês, escolho um novo princípio e estabeleço uma meta de cumpri-lo da melhor maneira possível. Por exemplo, este mês estou trabalhando para ser mais honesto.

Todas as manhãs, novamente durante o meu horário de almoço, e logo antes de ir para a cama, passo um tempo me imaginando em situações em que pode ser difícil para mim ser honesto. Em minha mente, eu me vejo fazendo a coisa certa, sendo honesto, independentemente das consequências. Curiosamente, muitas vezes me sinto muito melhor comigo mesmo após este exercício, mesmo que eu só * tenha me imaginado * sendo honesto!

Criei uma avaliação de minha posição em relação ao meu objetivo (um exercício um tanto doloroso) e criei uma estratégia que me ajudará a ser honesto o tempo todo e em todos os lugares. Todos os dias eu implemento minha estratégia e avalio meu progresso no final do dia. Eu pessoalmente relato  meu progresso à minha esposa, pois ela está familiarizada com o programa que estou usando. Em suma, estou feliz em dizer que o programa foi um enorme sucesso!

E se você?

Você está interessado em desenvolver um bom caráter? Por que você não escolhe um dos Dez Princípios de Desenvolvimento Pessoal e estabelece uma meta de cumpri-lo da melhor maneira possível para o dia seguinte, semana ou mês? Use o método mais fácil de alcançar objetivos para ajudá-lo a alcançar seu objetivo e veja se este programa funciona tão bem para você quanto para mim!

Gostou? Compartilhe.

0 0 voto
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários

Veja também

Como alegrar sua manhã com 7 hábitos poderosos

“Quando você se levantar de manhã, pense em que privilégio precioso é estar vivo – r…