Cerca de 700 milhões de adultos são obesos em todo o mundo ( 1 ). O CDC recomenda fazer escolhas alimentares saudáveis ​​e levar um estilo de vida ativo ( 2 ). Porém, com tantas dietas para perda de peso no mercado, encontrar a dieta certa e o regime de condicionamento certo pode ser um desafio. Nesse caso, é melhor consumir regularmente alimentos com poucas calorias e densos em nutrientes – também conhecidos popularmente como alimentos com “calorias negativas”.

Leia para saber mais sobre alimentos com calorias negativas e seus benefícios para a saúde. Deslize para cima!

O que são alimentos com calorias negativas?
calorias negativas

Alimentos com calorias negativas são alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais que fazem você gastar mais calorias para digeri-los do que o que eles oferecem.

Por exemplo, um talo de aipo contém cerca de 6 calorias, mas devido ao seu alto teor de fibras alimentares, seu corpo queima mais de 6 calorias para processar o aipo. Basicamente, você queimará calorias sem sequer passar na academia.

Parece incrível, certo? Antes de desvendar a lista de alimentos com calorias negativas, deixe-me abordar uma pergunta comum – existem alimentos com calorias negativas?

Existem alimentos com calorias negativas?
calorias negativas existem?

Não, estes não são alimentos sem calorias. Para aproveitar os benefícios deles, você deve primeiro saber como funcionam. Dê uma olhada.

Baixo teor de calorias – as fontes de alimentos com poucas calorias e carregadas de nutrientes são ótimas para perda de peso. No entanto, há muito mais para se olhar além das calorias. Por exemplo, abacates são ricos em calorias, mas também são nutritivos e cheios de gorduras saudáveis. Por outro lado, o refrigerante diet contém zero calorias, mas contém outros aditivos que podem ter um impacto negativo no corpo.

Calorias queimadas durante a mastigação – Alimentos com calorias negativas são carregados com fibras alimentares e demoram mais tempo para mastigar, o que ajuda a queimar calorias e prolongar a digestão, mantendo-o por mais tempo ( 3 ).

Calorias queimadas durante a digestão – Alimentos ricos em fibras alimentares são difíceis de quebrar. Portanto, o estômago precisa trabalhar mais e queimar mais calorias para garantir que os alimentos sejam absorvidos facilmente.

Quando falamos de alimentos com “calorias negativas“, queremos dizer estritamente alimentos com poucas calorias, nutritivos e que exigem que o corpo queime mais calorias ao processá-los para obter energia. Agora, vamos dar uma olhada em tais alimentos.

Lista de alimentos com “calorias negativas”

    • Alface: 5 calorias por xícara (35 g) ( 4 )
    • Pepinos: 8 calorias por xícara (50 g) ( 5 )
    • Aipo: 14 calorias por xícara (100 g) ( 6 )
    • Abobrinha: 21 calorias por xícara (124 g) ( 7 )
    • Brócolis: 31 calorias por xícara (90 g) ( 8 )
    • Tomates: 32 calorias por xícara (180 g) ( 9 )
    • Melancia: 46 calorias por xícara (150 g) ( 10 )
    • Cenouras: 52 calorias por xícara (130 g) ( 11 )
    • Maçãs: 53 calorias por xícara (110 g) ( 12 )

Outros alimentos de baixa caloria

  • Vegetais – Espinafre, couve, couve, cebolinha, batata (com a pele), acelga, rabanete, quiabo, berinjela e feijão.
  • Frutas – Bagas, maçã, limão, limão, laranja e tangerina.
  • Proteína – peito de frango sem pele, cogumelos, peixe, porco, ovos, lentilhas, feijão e produtos de soja.
  • Gorduras Saudáveis – Azeite, nozes e sementes.

Existem muitas opções de comida, mas o momento e a quantidade também são importantes. Role para cima para dar uma olhada rápida neste exemplo de dieta com calorias negativas.

Exemplo de plano de dieta de calorias negativas

REFEIÇÕES O QUE COMER
Café manhã
(8:00)
1 tigela média de aveia com frutas e nozes + 1 xícara de chá verde
Lanche (10h30) 1 pepino de tamanho médio
Almoço (12:30) 1 xícara de cogumelos salteados + ½ xícara de alface + 1 talo de aipo + ¼ xícara de tomate + ¼ xícara de espinafre bebê + molho de azeite
Lanche (15:30) 1 xícara de chá verde + 1 biscoito digestivo
Jantar (18:30) 1 xícara de sopa de galinha ou sopa de lentilha com legumes

Dica: Você também pode comer um pedaço de chocolate amargo (80% ou mais de cacau cru) ocasionalmente.

E quais são os alimentos a serem evitados para permitir que sua dieta negativa em calorias mostre resultados significativos? Bem, aqui está a lista.

Alimentos a evitar

  • Alimentos fritos, como frango e batatas fritas
  • Refeições congeladas como pizza
  • Conservas
  • Alimentos açucarados de doces, bolos, tortas e refrigerantes
  • Alimentos ricos em gordura, como salame e salsicha

Quando você começa a comer de forma saudável e evita os alimentos ruins, você colhe os seguintes benefícios.

Benefícios para a saúde de uma dieta negativa de calorias

Dieta negativa de calorias

Existem muitos benefícios de saúde com a perda de peso e o retorno do seu IMC a uma faixa saudável, como:

  • Pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares
  • Ajuda na perda de peso
  • Melhora a digestão e pode prevenir a constipação
  • Pode ajudar a diminuir o risco de diabetes
  • Pode ajudar a diminuir o risco de síndrome metabólica
  • Pode prevenir e combater vários tipos de câncer
  • Pode ajudar a melhorar o seu humor

Aí está – tudo o que você precisa saber sobre alimentos com calorias negativas e dieta. Cuide-se bem e siga gradualmente um estilo de vida melhor e mais saudável. Ele mostrará resultados surpreendentes!

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