Se para você depilação é essencial também, veja como fazer depilação com cera em casa;

Embora existam salões que fazem o trabalho por você, saber depilar sozinha em casa é uma habilidade útil se você não tiver tempo para ir a um ou preferir fazer isso sozinha.
Depilação com cera em casa é econômico e economiza tempo também. Sim, pode ser uma tarefa dolorosa, mas fica mais confortável com a prática e a preparação adequada. É com isso que vamos ajudá-la.

Aprenda a depilar como uma profissional!

Tudo sobre depilação em casa

O que você precisa saber antes de começar a depilar?
Quais são os diferentes tipos de cera?
Como fazer cera em casa?
Como depilar em casa?
Quais são as dicas a ter em mente ao depilar?
Cuidados após depilação com cera?
Quais são os prós e contras da depilação?

1. O que você precisa saber antes de começar a depilar?

A pele lisa é excelente, mas para uma ótima experiência de depilação e uma pele livre de infecção, siga as dicas para depilar abaixo.

  • Examine o comprimento do pelo

    Sim, seu pelo precisa crescer até um certo comprimento antes de depilá-lo novamente. Para ser precisa, ele deve ter pelo menos de 0,6 cm  para que você possa agarrá-lo e removê-lo facilmente.

    Além disso, a depilação frequente pode afrouxar a pele. Portanto, na próxima vez que você decidir depilar, verifique se o seu pelo cresceu o suficiente para ser removido.

  • Tome uma banho de água quente

    O calor do banho atua de forma semelhante ao calor da cera, dilatando os poros e permitindo que os bulbos capilares dos pelos passem com menos resistência, reduzindo a dor.

  • Verifique seu ciclo menstrual

    Não depile quando estiver menstruada. Seu corpo já está com dor e você não precisa passar por mais crises de agonia. É melhor terminar ou esperar até as duas primeiras semanas do seu ciclo antes de depilar.

  • Evitar esfoliação

    Não é uma boa ideia esfoliar antes de você depilar; ele pode tornar sua pele sensível e mais propensa a dores, alergias e queimaduras. Você não quer isso. Esfoliar um ou dois dias antes da depilação é bom.

  • Não hidratar

    O hidratante forma uma barreira entre a pele e a cera, dificultando a retirada dos pelos.
    Você pode hidratar a pele na noite anterior, para que não pareça muito seca no momento em que a depilar no dia seguinte.

  • Manter a higiene Limpe suas mãos, o local e as ferramentas que você usa para depilar. É crucial porque a depilação pode levar a pequenos cortes e cortes nos quais as bactérias podem se infiltrar. Além disso, higienize suas ferramentas de depilação com álcool.
  • Áreas sensíveis à dor, use gelo
    Congele as áreas que causam muita dor antes de começar a depilar. Estes podem incluir o lábio superior, axilas, etc. O gelo entorpece a área e causa menos dor durante o processo de depilação.

Voltar ao sumário

2. Quais são os diferentes tipos de cera?

  • Cera de açúcar
Como fazer depilação em casa - Sugar Wax

A cera de açúcar é composta de ingredientes naturais (açúcar, limão e água morna) e existe há séculos.

Puxa o pelo das raízes e não afeta a pele, motivo pelo qual é ideal para usos múltiplos na mesma área. A cera de açúcar funciona melhor para aqueles com pele sensível; e não há problema em usá-lo em qualquer parte do corpo.

  • Cera de chocolate
Cera de chocolate

O chocolate é tão bom para a pele quanto para a boca. Se você está procurando algo luxuoso e mimado, a cera de chocolate é a melhor escolha.

A cera de chocolate causa menos dor que a de açúcar e beneficia a pele com suas propriedades antioxidantes. Ele também contém outros ingredientes como óleo de amêndoa e glicerina. A cera é um pouco cara, em comparação com outras ceras.

  • Cera de frutas 

A cera de frutas contém extratos, como bananas, morango, maça, maracujá e é rica em nutrientes. Nutre a pele e funciona muito bem em peles sensíveis.

Esse tipo é rica em antioxidantes e é suave na pele. Não causa alergias e também funciona como uma fórmula para melhorar a pele.

  • Cera quente 
Cera quente

A cera quente é cera aquecida usada em áreas maiores do corpo. A cera é derretida em uma panela ou é microondas.

A cera quente é usada com um aplicador plano e em forma de bastão e tiras de cera para remover os pelos do corpo. A cera se espalha rapidamente na pele e é capaz de remover pelos muito finos.

  • Cera fria
Cera fria

A cera fria é aplicada diretamente sobre a pele, sem qualquer aquecimento ou processamento. É fácil de usar  e não faz muita bagunça.

Está disponível no mercado em recipientes ou como tiras de cera. Ele vem em uma forma semi-sólida com uma consistência firme e espessa.

Agora que sabemos dos diferentes tipos de cera, vamos aprender como fazer uma simples em casa.

Voltar ao sumário

3. Como fazer cera em casa?

Você precisa
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de sopa de água
  • Uma caneta de alumínio
O que você precisa fazer
  1. Adicione o açúcar mascavo a caneca. Em seguida, adicione suco de limão e água. Mexa a mistura enquanto você a aquece em fogo baixo. Aumente o fogo enquanto mexe e aguarde até ferver.
  2. Abaixe o fogo. A cor da mistura deve ficar dourada. Verifique sua consistência, tomando uma colher de sopa e deixe esfriar. Se a textura for um pouco mais espessa que o mel, está pronto.
  3. Despeje a mistura em uma tigela e deixe esfriar por cerca de 30-45 minutos e está pronto para uso.

Voltar ao sumário

4. Como depilar em casa?

4. Como depilar em casa

Você pode fazer cera em casa (confira acima para saber como) ou comprá-la no mercado. Depois de ter a cera, prepare-se para o processo de depilação, seguindo as dicas mencionadas no início deste artigo. (O que você deve ter em mente antes de começar a depilar?)

Limpe o espaço que você depilaria – ele deve estar limpo. Espalhe um pano de algodão sobre a mesa / banquinho onde você colocará a cera e na área onde se sentará.

Pegue a cera adequada do recipiente de cera (ou aquecedor de cera, se for quente) e aplique-a suavemente na pele, na direção do crescimento do pelo. Use um aplicador de cera para esse fim. Em seguida, pegue uma tira de cera e esfregue-a na área onde você aplicou a cera – ela grudará nela.

Em seguida, retire-o rapidamente da pele de uma só vez, na direção oposta ao crescimento do pelo. Pressione imediatamente a pele encerada com a palma da mão para reduzir a dor.

Siga o mesmo procedimento em todas as partes do corpo que você deseja depilar. Depois de terminar, limpe seu corpo com um pano quente (e depois com um pano frio). Deixe seu corpo secar.

Voltar ao sumário

5. Quais são as dicas a ter em mente ao depilar?

Verifique sua pele

Verifique se há cortes, queimaduras e espinhas na pele enquanto depila. Evite essas áreas e aplique cera com cuidado ao seu redor.

Se você sofre de alergias e infecções de pele, é melhor consultar seu dermatologista e seguir seus conselhos.

Regular a temperatura da cera 

Se você estiver usando cera quente, verifique se não esquenta demais, pois pode queimar sua pele. Além disso, verifique se não está tão frio que não se espalhe adequadamente em sua pele.

A cera deve estar na temperatura ideal. Garanta isso verificando seu calor em intervalos regulares ou alternando o aquecedor de cera de acordo.

Encontrar direção certa

Você precisa encontrar a direção certa do crescimento do pelo para uma depilação suave. É fácil em algumas áreas, mas onde o crescimento parece aleatório, é necessário observar mais de perto e cera em várias direções, se necessário.

Evite várias aplicações

Não aplique cera em uma área específica. Conclua o trabalho de uma só vez. Depilar uma área várias vezes pode levar a erupções cutâneas, vermelhidão e queimaduras.

Aliviando a queimadura com gelo

Se você queimar a pele, pare de depilar e esfregue a área com gelo ou deixe de molho em água gelada. Aguarde até que a vermelhidão e a dor diminuam antes de continuar com o processo. Mas evite a área afetada.

Voltar ao sumário

6. Cuidados após depilação com cera?

Puxar a pele para remover o pelo pode irritá-la. Então, após uma sessão de depilação, você precisa cuidar e trazer a pele de volta à normalidade. E é assim que você faz:

  • Usar roupas folgadas 

Sua pele fica dolorida após uma cera e usar roupas apertadas só pode piorar as coisas.

Recomendamos roupas de algodão leves, respiráveis ​​e soltas que cubram todo o corpo após uma sessão de depilação para ajudar sua pele a curar bem (e não a sufocar).

  • Evite o sol 

Após uma sessão de depilação, sua pele fica vulnerável e é facilmente suscetível a danos. Certifique-se de não sair ao sol imediatamente após uma cera, pois pode causar uma queimadura e bronzeado horríveis.

  • Malhar

Malhar após a depilação é um grande erro, porque os poros estão abertos e rompidos. Você sua profusamente durante um treino, e isso pode causar a propagação rápida de bactérias em sua pele recém depilada.

  • Não esfolie

A pele já está limpa das células mortas da pele após uma cera, e esfregá-la novamente causaria apenas uma erupção cutânea. 

  • Diga não aos cremes grossos

Cremes espessos irritam a pele encerada porque entopem os poros. Eles podem até causar uma inflamação. Melhor evitá-los. 

Voltar ao sumário

7. Quais são os prós e contras da depilação?

Prós

  • Uma vez depilado, o pelo leva tempo para voltar a crescer (2-6 semanas).
  • depilar causa menos pelos encravados.
  • Cria uma bagunça menor do que cremes depilatórios.
  • Causa crescimento menor e mais fino do pelo.
  • É rápido e sem complicações.

Contras

  • A depilação requer uma certa quantidade de crescimento capilar para arrancá-lo.
  • É um processo doloroso.
  • Pode irritar a pele sensível.
  • Aqueles que têm diabetes, tomam pílulas ou estão grávidas precisam seguir o conselho do médico antes de depilar.

Isso é tudo o que você precisa saber para se depilar em casa como uma profissional.

Voltar ao sumário

 

Respostas de especialistas para perguntas dos leitores

Com que frequência devo depilar?

Isso depende do seu crescimento e da sua preferência. Geralmente é feito uma ou duas vezes por mês.

Qual é o melhor tipo de cera?

Depende da sua preferência. Se você está procurando algo completamente natural, a cera de açúcar é a melhor opção. Se você está procurando algo que possa suavizar a pele, a cera de chocolate ou a cera de frutas funcionam muito bem.

Saiba também Remover a cera após a depilação.

Gostou? Deixei seu comentário e compartilhe.

0 0 voto
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários

Veja também

Após depilação com cera, veja 6 dicas de como tirar cera da pele

Remover a cera após a depilação, pode ser uma tarefa simples, confira nossas dicas. Fazer …